Versão curta: Raquel teve diversas versões anteriores. A primeira teve três fanzines (links: 1 2 3), a terceira dois capítulos (1 2) e a quarta um só (1).

As muitas tentativas de Raquel

Oi! Estou pressupondo que se você clicou tantas vezes no meu site para chegar até aqui é porque gosta de ler :P
Então, senta que lá vem história: tudo começou século passado, quando eu e colegas fizemos um fanzine, o CYMB ótico. Ele era basicamente textos diversos com HQs de colaboradores e eventualmente perguntei se caberia fazer uma história seriada dentro do fanzine, tinha até duas páginas prontas e talz... e um dos colegas vetou a idéia ;_;
Assim mesmo, eu queria e aos poucos outra história foi aparecendo em meus rascunhos, inspirada pelo RPG "GURPS Illuminati University". No começo, era uma espécie de spin off maluco de Omnia!, a história onde Klara e Maria estão inseridas, depois foi ganhando vida própria, rabisquei a protagonista, que ganhou um roteiro, que foi desenhado, xerocado e distribuído como fanzine para alguns leitores do Cymb: o Área #1, lançado em 1998. Não lembro o porquê do zine ser "Área" em vez de "Raquel", talvez por eu querer contar outras histórias depois. De qualquer forma, Raquel estava na segunda edição (que se cheguei a distribuir não lembro, nem encontrei uma cópia em minha bagunça) e teve uma terceira, essa certamente nunca foi distribuída, porque não está finalizada nem capa tem.
Enfim, deixo aqui para vocês as três edições do Área, escaneadas, com a arte retocada e limpa digitalmente, com letra legível nos balões:
 • Área #1
 • Área #2
 • Área #3 (incompleto)

Não muito tempo depois tive pela primeira vez na vida computador e internet em casa :3 E por indicação de um amigo, descobri os Combo Rangers e as HQ's em flash. E decidi trazer a Raquel para esse formato e foram 10 capítulos criados entre 2000 e 2003 - todos desenhados por mim, exceto o décimo que foi pela sumida Ryoko.


Queria colocar essa versão para vocês aqui, mas por volta de 2010 os navegadores começaram a bloquear o formato flash por uma série de motivos (de segurança, inclusive) e ainda estou procurando uma forma de contornar isso.
(É triste que uma enorme produção de webcomics - entre outras formas de expressão multimídia - do começo do milênio esteja praticamente inacessível hoje em dia.)

Em 2004 criei um site de quadrinhos, o mushicomics. A idéia era por pelo menos uma página de HQ diária, feita por mim e outras pessoas, onde quem conhecesse uma história conheceria outras e, quem sabe, gostasse dela. O projeto durou até 2012, publico muita gente que hoje ainda está atuante, e é um site que quero "refazer" em forma de memorial, se algum dia tiver tempo. A história que inaugurou o site foi Uran (3 páginas em 2004, as restantes em 2005...) e em seguida a terceira versão de Raquel, que foi de 2004 até 2006.
O capítulo 1 de Raquel é ilustrado por mim, mas a forma que escolhi para por tons de cinza recebeu muitas críticas (não me arrependo), assim como o uso de fontes diversas (algumas ilegíveis) para as falas dos personagens - foi como encontrei para emular os balões coloridos da versão em flash. Para o capítulo 2, fiz um acordo com o desenhista Izumi, que resultaram em meio capítulo lindamente desenhado, e mesmo assim, desisti dessa versão: além das críticas do primeiro, o roteiro mesmo não estava me agradando, estava divergindo demais do que Raquel era.
Se quiserem ler:
 • Capítulo 1
 • Capítulo 2 (incompleto)
Uns anos atrás perguntei pro Izumi se ele tinha as páginas que fez em resolução melhor, e a resposta que tive é que as artes se perderam com a quebra do computador que ele tinha :/

Ainda dentro do mushicomics, em 2008, tentei de novo ò_ó A quarta encarnação da Raquel. A arte é uma das que mais gosto de ter feito - acho que foi um dos meus últimos trabalhos feito a lápis - , o roteiro era uma recontagem de terreno já bem conhecido, só que assim mesmo era trabalho demais para quem tem um trabalho cansativo na vida real e é lenta desenhando. Encerrou em 2009, com apenas 8 páginas publicadas.
 • Capítulo único (incompleto)

E é isso. Se você acha que Raquel tem muitas versões, ela é amadora frente à Klara, mas... abafa :P
Atualmente estou empenhada em concluir o arco inicial da Quel com o Miguel e, talvez, transformar a história em livro ou "light novel" (um nome bonito para "folhetim") da mesma forma que Michiko. Além de resgatar a segunda versão, a em flash. Mas um BO por vez, né?


www.mushi-san.comfale comigo✉

Gostou do meu trabalho?